OFICINA DANÇA AFRO
































DANÇA AFRO E SEUS ELEMENTOS
-noções de swing baiano: ilê aiyê, olodum, muzenza, e os filhos de puxada de rede: são movimentos que lembram à labuta dos pescadores no improvisações e composições de seqüências coreográficas.




PRINCÍPIOS BÁSICOS DA DANÇA AFRO
Pés paralelos e descalços, coluna ereta ( sem rigidez ) inclinada para frente ou lados, 
quadris relaxados para trás. Movimentos requebrados, soltos e independentes. Ritmos 

variado, rico, percutido em contratempo com os pés no chão. 


A força da dança afro é transmitida por três canais energéticos que são:

CABEÇA- parte superior do corpo que raciocina, que ordena a ação do resto do corpo .  Ponto referencial da natureza: o céu.

TRONCO – parte média do corpo. Elemento importante na procriação e sedução, ajuda a requebrar no andar e no dançar. Ponto referencial da natureza: o mar. Podemos estabelecer uma relação com as estórias dos orixás Oxum e Iemanjá, rainhas da procriação, sedução, beleza e feminilidade.

PÈS – parte inferior do corpo. Elemento que locomovem o individuo para a guerra, o trabalho e a festa. São eles que transportam sensações para todo o corpo através dos solados. Os africanos consideram antinatural dançar com sapatilhas e meias, pois esses materiais bloqueiam a passagem da energia que vem do chão e recomendam o uso dos



FAÇA SUA INSCRIÇÃO NA OFICINA DE DANÇA AFRO

UM POUCO MAIS DE DEMERVAL SILVA






fonte da imagemhttp://jaquedeutudoerradomesmo.blogger.com.br/


O professor Dermeval Silva  é especializando em História e Cultura Africana e Afrobrasileira, Educação e Ações Afirmativas no Brasil, promovido pela Universidade Tuiutí do Paraná (UTP) e bacharel em licenciado em dança pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP). 

Fez parte da Companhia de dança da Universidade Federal do Paraná (1992 a 2004), do Grupo Cultural Utamaduni (1992 a 1995), do Grupo Folclórico Bahia Brasil, de Salvador (1989), Grupo de Dança – Afro Contemporânea-Chama/ Salvador (1987 a 1989) e da Escola de Danças Folclóricas – Sesc/ Salvador (1986 a 1989). 

Foi Ministrante de oficinas de dança - afro e dança dos orixás em festivais e com comunidades. Atuou em projetos sociais na cidade / de Guarapuava e Curitiba. Ministra oficina de dança - afro para alunos do 3° ano de Educação Física da UNICEMP desde 2001 e, no final da década de 90 (1998/1997), ministrou aulas de dança - afro aos alunos do Curso Permanente de Dança Moderna da Universidade.  

Teve participações no I Fórum Nacional de Performance Negra (Salvador); Projeto Negaça - Residências Culturais Bairro Rebouças (Curitiba); Workshop de Dança Contemporânea (Curitiba); Curso de Dança-afro (Curitiba); Simpósio Paranaense de Educação e Lazer, curso de dança - afro (Curitiba); Projeto Hora da Dança II (Salvador) e, entre outros, na Oficina Nacional de Dança Afro Contemporânea (Salvador). Como integrante da Companhia de Dança Moderna da UFPR foi convidado a participar do VI ° Encontro Internacional de Dança Universitária, em Lyon – França.