OFICINA ENTRE O SAGRADO E O PROFANO - O JONGO

A CORRELAÇÃO ENTRE O SAGRADO E O PROFANO - DESCRITIVO DA OFICINA

O Jongo como toda dança é a arte em movimento, aprender arte envolve além do desenvolvimento das atividades artísticas, a apreciação estética como forma de situar a produção artístico social de todas as épocas, unindo o passado e o presente revivendo a origem do samba na sua mais pura raiz. Esta gostosa brincadeira que brotou nos poucos momentos de felicidade de um povo ainda em condição escrava e na seriedade da brincadeira a religiosidade de um Catolicismo Afro , seus cantos e encantos.
O que vem a estabelecer uma correlação entre o profano e o Sagrado.
A oficina é dividida em três partes:
Teórica Ι parte: origem, história, sensibilização e crítica.
Prática Ι parte: percução ritmo e canto.
Teórica ΙΙ parte: Alimento ao corpo e alimento a alma, descendência Bantu e religiosidade
Brasileira.
Vestes étnicas e sua importância.
Instrumentos canto e dança - Prática ΙΙI parte: que toca:

FAÇA SUA INSCRIÇÃO NA OFICINA DE JONGO


PAI ISRAEL INTEGRA O GRUPO SAMBA DA MURIXABA
A oficina de Jongo é comandada por Pai Israel que dirige o grupo O Samba da Murixaba. Em 2008 recebeu o prêmio de Cultura Popular Brasileira Humberto deMaracanã. O Samba da Murixaba é o primeiro grupo de Cultura Afro-descendente qu que abrange todas as formas de danças, cânticos e manifestações culturais de descendência africana, oriundo de uma comunidade candomblé na cidade de Curitiba.

Em 1976 pai Israel se tornou abian (pré-iniciado) do Templo Natural Caboclo Araúna, na cidade de Curitiba, dirigido na época pelo então diretor do grupo de Balé do Teatro Guaíra João Carlos Caramens, o primeiro a lhe falar dos jongos e ensinar a maioria dos sambas caboclos e sambas de terreiro. No dia 13 de abril de 1984 um ano após o falecimento do sacerdote  iniciou no culto aos orixás(Candomblé) tendo seu primeiro contato com o samba de roda do recôncavo baiano “Aos fins

dos Candomblés do simpático e festeiro baiano Antonio Silva meu
Sacerdote iniciatico eram marcados pelo melhor samba de roda do
Sul do país na época”, conta.

Em agosto de 1989 foi oficineiro na já extinta Universidade de Belas Artes de Curitiba. E em Janeiro de 1991 passou a ocupar a cadeira da comunidade Candomblé Aşé Alaketu Omo Opo Aganjú. Em  2001 iniciou aos sambas de roda e as rodas de Jongo durante os festejos sagrados da comunidade.Em 2006 com o apoio da cantora, compositora e bacharel em MPB Roseane Santos e a participação direta da Bacharel em MPB Flávia Diniz passou a dirigir o grupo samba da Murixaba, que apresenta em teatros casas de shows, praças e parques trazendo em seu bojo toda forma de manifestação cultural de Afrodescendencia tendo como base o mais puro swing do samba baiano.
Pai Israel junto com o grupo Murixaba participaram da peça Oya Omo Mesan escrita e dirigida por Cíntia Paola Lopes no Teatro Guaíra.
E fizeram parte do filme O Coro, dirigido por Geraldo Piolli e ainda integraram o show Balé Mulato de Daniela Mercury.


DICAS GERAIS PARA OS PARTICIPANTES DA OFICINA
O inconfundível ritmo sincopado dos africanos esta presente se não em todas na maioria das múltiplas manifestações Culturais  Brasileira.

A percução do Jongo é formada por atabaques e caxambus, pwita  (ancestral da cuíca), macumba (ancestral do reco-reco).  Acompanha; banjo, violão e ou viola. 
O rústico dos instrumentos é o que marca a característica do Jongo.